Posts mais populares

Posted by : Rayflo

aeHOOOOOOOOOOO
Adivinha quem voltou? Euzinha. Trazendo mais verdades, como sempre.
Primeiro de tudo: INTERPRETE O POST. Não aceitamos reclamações posteriores de quem não interpretou.
Agora vamos! O post de hoje é sobre padrões heteronormativos no yaoi.
"MAS, PORÉM, ENTRETANTO, o que raios é 'padrões heteronormativos', Rayflo"?
É, basicamente, você decidir quem é o "macho" e a fêmea" da relação, ou seja, o "seme" e o "uke".

-pausa para as reações já esperadas das pessoinhas revoltadas - 

MAS RAYFLO, VC AGORA QUER RECLAMAR ATÉ DISSO? NGM PODE MAIS GOSTAR DE COLOCAR UM SEME E UM UKE? QUER CENSURAR? DIZER O QUE É O CERTO?????"
Não. Não quero censurar nada, então vamos direto para a explicação.

Se você gosta de yaoi há um tempo, principalmente se anda nos tumblrs, pages de fandom e de yaoi da vida, sabe muito bem o que eu estou falando. Com certeza já viu aquela digníssima briguinha com direito a frases do tipo: "fulano é mais alto, TEM QUE SER O SEME", "coisinho é mais novo, TEM QUE SER O UKE", "mas bichinho tem rosto de garota, É UKE, COM CERTEZA". Se você reconheceu algumas (ou todas) essas frases, então já teve contato com o padrão heteronormativo no yaoi.
Se ainda sente dificuldade de perceber os padrões, aqui eu resumo alguns deles:

Para ser seme o cara tem que:

- Ser machão
- Ser mais alto
- Ser mais velho
- (normalmente) não costuma ser romântico *
- Não pode ser rosto/voz/nada "feminino"
- Ter atitude, uke não pode ter atitude, quem toma a atitude é o seme
* Tem animes/mangás/shipps onde o seme é romântico, mas não é uma regra

Para ser uke o cara tem que:

- Ser magrinho/frágil
- Mais baixo
- Mais novo
- Bestinha, do nada fica vermelho
- Delicado
- Tímido

Sim, certeza que você conhece mangás/animes assim. Na verdade, os mangás/animes mais conhecidos tem essa base. E muito provavelmente já viu/participou de discussões a respeito disso, principalmente com shipps. Se alguém decide shippar "contra o normal", tipo, o fulaninho alto, machão, bombado sendo uke, a quantidade de gente que cai em cima dizendo que a pessoa está errada, não está no gibi.
E, mais uma vez, vão vir falando: "Mas Rayflo, então quer dizer que agora eu não posso mais decidir quem é seme e uke etc etc blá blá blá whiskas sachê?"
Mais uma vez, não quero dizer pra você fazer nada. Só quero que abram os olhos a respeito disso.
Um exemplo CLARO sobre isso: Love Stage.


Sim, esse loiro é um garoto, acredite se quiser



Lembro claramente quando eu vi que teria um anime yaoi na temporada de animes que começaria (não lembro exatamente o ano, acho que em 2014) e, como qualquer fã de yaoi, fiquei empolgadíssima, mas toda minha alegria ruiu quando eu vi o primeiro episódio. Parei, encarei a tela do meu computador e me perguntei se não tinha baixado o shoujo por engano. O "uke" é claramente uma garota com pênis. Quando vieram me contar dos beijos forçados, estupro romantizado, entre outras coisas problemáticas que a história tem, nem fiquei chocada, afinal é esse tipo de história que faz sucesso, certo? O mais hilário (pra não dizer triste) é que o "uke" está TÃO PRESO ao esteriótipo de uke fofinho-frágil-donzela em perigo, que a história já começa com uma """confusão""" do "seme" que acha que o "uke" realmente é uma garota (!). Aí depois você adiciona mais uma porrada de clichês, coisas problemáticas que a maioria das pessoas fãs de yaoi (e sem noção) adoram e PLAU, um mangá/anime de sucesso.
Outro fato interessante e engraçado (para não falar hipócrita): as mesmas pessoas que são fãs de animes/mangás assim, odeiam com todas suas força shoujo e falam mal de quem gosta! Engraçado, né?
Além de tudo isso que você sempre vê por aí, é só colocar o pézinho nesse vasto mundo fujoshi/fudanshi, ainda tem aquele "universo alternativo" que é facilmente encontrado em fanfics: o omegaverse. Resumindo o gênero para quem não conhece: basicamente, o macho alfa, o que pensa que é alfa e o resto, os afeminadozinhos insignificantes que engravidam, sofrem nas mãos dos machos alfas e por aí vai. É tão escroto quanto parece e nem me atrevo a me estender muito para que os fãs do gênero (e bem agressivos por sinal) não venham querer minha cabeça em uma bandeja.
A questão é que ainda estamos presos a figura do "macho alfa", que necessariamente tem que ser dominante. O resto, os que "parecem mulheres" ou tem atributos femininos são os dominados, os passivos. Soa machista, não é? Pois bem, é exatamente assim que você entendeu. RARÍSSIMAS são as vezes que uma fanfic omegaverse não soa extremamente heteronormativa (e por sinal eu preciso dar o braço a torcer para autores que conseguem deixar aquele meio 'aceitável')
Soluções?
Bem, primeiro pare de tretar com as coleguinhas porque elas shippam de uma forma diferente de você. Segundo, vamos quebrar esses esteriótipos, ok? Nem sempre aquele carinha com carinha fofa e engraçadinha será o "uke" e, adivinha só, gays "sekes" (comumente chamados de 'relativos') existem e são mais comuns do que você imagina. Confesso que ainda me prendo a alguns casais com "seme" e "uke" já definidos, mas ando me policiando bastante sobre isso, de esteriótipos, o mundo está cheio.

- 2ª pausa para as reações já  esperadas das pessoinhas revoltadas - 

- RAYFLO, EU VOU SHIPPAR A PORRA QUE EU QUISER, VC NÃO MANDA EM MIM
Maravilha, toma aqui um biscoitinho e vai gritar ali naquele canto, ó

- ISSO É MIMIMI, AGORA TUDO TEM QUE SER PROBLEMATIZADO!
Sim, adivinha só, da mesma forma que você tem o direito de gostar de coisa problemática, eu tenho de me expressar contra ;D

- MAS VOCÊ NÃO VIU LOVE STAGE ENTÃO NÃO...
Pode parar, não vem passar pano pra Love Stage não, por favor. Me poupe, se poupe, nos poupe. Já tomei spoiler/vi cenas que nem que Jesus descesse na Terra pra me dizer o contexto, eu engoliria.

- SUA FEMINISTA INSUPORTÁVEL, TE ODEIO, ODEIO SEU BLOG, NUNCA LI TANTA MERDA NA MINHA VIDA AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Clica naquele X ali em cima ó, ali, no canto superior direito e tchau :3

- FALAR DO YAOI É FÁCIL NÉ? QUERO VER FALAR DO HENTAI/YURI/ETC ETC ETC
Oi, não vamos tirar o foco não, ok? Eu sou uma só e falo de uma coisa só por vez, tudo bem? <3

- Ah, mas o yaoi um derivado do shoujo, as autoras de yaoi usam o gênero pra se libertar da sociedade machista japonesa, etc etc etc
Ainda continua heteronormativo, gata. Justifica? Talvez. Mas não muda nada, continua a mesma base escrota. O mundo anda, evolui, está na hora dos gêneros fazerem o mesmo.

-VOCÊ NÃO VAI MUDAR A CABEÇA DE NINGUÉM FALANDO ESSAS MERDAS
Não é o que o alcance dos meus posts anteriores dizem. A quantidade de gente comentando que realmente tinha coisa errada e iam tentar se policiar. Eu estou fazendo minha parte, e você? Muito ajuda quem não atrapalha, ok?

Mais reclamações, sintam-se a vontade para expressar nos comentários.

Até a próxima. Beijos <3

Atualização do post: Para vocês verem claramente o que falo nesse post, observem o quão agressivas são as discussões a respeito de Victuuri (Victor x Yuuri em Yuri on Ice) serem "flex". Tem pessoas que batem o pé, arrumam briga séria e acham o cúmulo do absurdo o Yuuri ser "seme". Para elas o Yuuri "tem cara de uke" e por isso nunca pode ser o ativo da relação.
Vamos parar, né?


{ 18 comentários... read them below or Comment }

  1. Bom, eu sou nova no yaoi. Os únicos yaois que eu vi são os mais famosos na minha opinião que é o Junjou Romantica e o Sekaiichi Hatsokui e sério eu amei.Pode-se dizer que sim o Usagi-san tenha forçado o Misaki( não o estuprou) isso me irrita muito nos yaois e até nos shoujos. Mas pelo menos o Usagi se sentiu a arrependido e quis até se separar do Misaki.
    Mas sério, quando eu tava escutando os Cd's drama do Sekaichi e vi uma do Chiaki e do Hatori e persebi que o que eu tava escutando era um estupro eu fiquei de pedra. Fui buscar o livro deles pra saber si isso era sério e mesmo cara, era. Continuei lendo pra saber como eles iam resolver isso mas diminuíram tando esse ato, foi como se não tivesse sido nada. Fiquei muito triste.
    Não aceito de maneira nenhuma esse tipo de coisa, e agora que vc falou que tem isso no Love Stage, é um que não vou ler de maneira nenhuma.
    Sobre os Ukes e Semes, eu não me importo muito com isso. É até divertido.
    Só não gosto que façam uma garota com pênis, como vc disse. É ridiculo.
    Muito bom o seu post.

    ResponderExcluir
  2. Bem, vou começar falando que eu adorei o texto (aproveitei e fui ler os outros também, excelentes por sinal)! Gosto das suas problematizações, e acho que sim, isso tem que ser feito o tempo todo. Padrões existem para serem questionados e quebrados se assim houver necessidade. E aqui há, uma gritante e gigantesca necessidade de fazer as pessoas pensarem.

    Agora, eu vou para o ponto que eu discordo um pouquinho, mas não fique brava, sim?

    Sobre o Omegaverse. Sim, concordo que 90% das histórias são heteronormativas, com um seme violento e um uke que sofre abusos. Mas não é bem assim, aliás, o omegaverse não surgiu com esse intuito hahahaha

    A estrutura do omegaverse é SUPER interessante, tanto que eu queria poder estudar biologia e literatura pra defender um artigo científico sobre o tema, porque ele é muuuito verossímil em sua formação. As explicações do que, como e porquê existem alfas e ômegas (sem descartar os betas, ou seja, as pessoas "normais"). Tudo é muito interessante, do cio (heat) do omêga, aos efeitos que que isso causa, até a própria gravidez como funciona e blábláblá. Não vou ficar enrolando porque eu posso passar dias dissertando sobre -qqq

    E sim, eu já li histórias/fanficis/doujinshis que usam a temática do omegaverse e são apenas SENSACIONAIS. Onde não existe um alfa abusivo ou um uke submisso, já li histórias onde os relacionamentos eram completamente diferentes antes da gravidez (porque ai entra o lado animalesco mesmo, porque o omegaverse surgiu no núcleo de lobisomens, então muito dos comportamentos do tipo, do alfa ser extremamente protetivo e não querer ninguém perto do ômega, ou do ômega ficar super arisco durante a gravidez, vem desse lado animalesco. O que quando se tira do meio sobrenatural dos lobisomens e vai se adaptando a um comportamento completamente humano só resta mesmo uma relação abusiva. O que é triste.)

    Enfim, só queria dizer que sim, existem omegaverses super legais não abusivos <3

    Agora, uma outra coisa. Eu diria que em vários animes/mangás não são sequer uma mulher com pênis, e sim uma mulher que só faz sexo anal, uma vez que a maioria dessas histórias sequer acaba se preocupando com o prazer que o uke está sentindo.

    Retratam o sexo gay como algo bem surreal, onde o uke chega a orgasmos de ver estrelas, mesmo sendo a primeira vez, sem o seme tocá-lo no pênis uma vez sequer. O pênis de um uke nesses casos está meramente fazendo figuração.

    Esse e vários outros absurdos como: cus auto-lubrificantes; pênis sovados nas bundas alheias como a coisa mais prazerosa do mundo, o esquecimento da existência da próstata (o que é isso? é de comer?); línguas do tamanho de anacondas na hora de um cunete. Vish, dá pra fazer uma lista gigante aqui. Ah rapidinho, uma última: Cuspe como lubrificante! Como conseguem produzir saliva, não?! Acho isso 10/10.

    E por último, mas não menos importante: Casais reversíveis são a melhor coisa que existe, apenaxxxxxx! Eu dou uns tiros pro alto quando encontro uns mangás assim. Algo tão comum que é tão raro num mangá. Dói o coração :'(

    Bem, chega de falar! Mais uma vez, seu texto foi incrível! Continue com as suas problematizações que elas são sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ce pode me mandar algumas dessas histórias pq eu tô necessitada de boas histórias do omegaverse cansei de sempre ler sobre alfas/ômegas q é sempre a mesma coisa só q com personagens e cenários diferentes e eu aceito/n tem problema se forem gringos

      Excluir

  3. Escrevendo com os pés pois com as mãos tô aplaudido! Eu já me enchi o saco desse padrão, além de achar horrível e incrivelmente escroto os exageros e romantizações de abuso. O negócio seria variar. Acho divertido quando o menor e usualmente com padrão de uke acaba sendo o seme,e vice versa. O brutamontes que na verdade cora com beijo na bochecha,então. Mas admito que isso é raro,e normalmente não é feito em coisas grandes: é mais visto em RP's ou webcomics não publicadas.
    Enfim, espero que esse post tenha aberto uma porta na mente dessas pessoas que pensam desse jeito fechado. Continue assim, moça!

    ResponderExcluir
  4. OiOiOoi~ Eu concordei TANTO com o q vc escreveu.. É um saco ficar sendo julgada só pq tem certo shipp, e eu gosto do altão meio sério como o uke do baixinho fofo.
    A unica coisa q eu argumentaria sobre é o papo do Omegaverse.. Ok, eu sei q, em algumas muitas fics, tem todo o papo heteronormativo, o q sinceramente, é um porre, mas o Omegaverse em si não foi feito com esse tipo de tema.(São os autores babacas q fodem tudo, como sempre) O Omegaverse foi feito principalmente pra exprimir um lado selvagem sobre seres humanos(embora começou com lobisomens).
    Toda a definição de alphas, betas, omegas e gamas(sim, eles existem! São os q nascem sem nenhuma chance de desenvolvimento de células sexuais) se tornou tão estereotipada que chega a ser patetico.. Existem muitas fics boas sobre omegaverse, q quebram todos esses esteriotipos absurdos, assim como muitas fics quebram essa coisa irritante de heteronormatividade no yaoi(e yuri~)
    O comentário da Aiko resume muito bem os meus sentimentos sobre a bagaça toda, mas decidi usar minhas palavras pra me expressar.. Embora eu tena amado a postagem, mesmo nela existe uma confusão com algumas coisas, tipo toda a bagunça de esteriotipos omegaverse, mas, fora isso, tá perfeito~`^´

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me passa ai algumas fics boa de omegaverse, pq eu amo, mas é como Rayflo falou, então eu meio que estou deixando de lado, pq chega uma hora q cansa ler sempre as mesmas coisas, só q com personagens diferentes, mas eu tenho sorte de nunca ter encontrado nenhuma fic de omegaverse com relacionamento abusivo. E tipo eu tava querendo muito ler algo q fuga desse padrão, e vc falou dos gambás q eu nem sabia a existência, pode mandar fic q tenha eles tbm, ou mesmo algo q fale/explique sobre eles?? Eles são oq os assexuais do omegaverse? E pode ser gringa tbm, se vc tiver/conhecer alguma fic ou doujin, ou webcomic ou qualquer coisa eu tô aceitando

      Excluir
  5. Rayflo! Amei seu texto! Quando li o nome da matéria logo pensei em comentar sobre a circunstância da criação do yaoi, que era justamente pra dar voz a mulher através de um personagem masculino etc, mas até disso você já falou <3
    Bem, antes de tudo não tenho nada contra shoujos (inclusive amo), muito menos contra ships fora do comum. Muito antes do movimento feminista estourar nas redes sociais eu já era uma fanática nesse clichê clássico estilo junjou romântica rs E mesmo depois disso, continuei fã, amando meus personagens e meus ships. Depois de ler isso não sei mais dizer se estou certa quanto a isso. Obviamente já tinha notado o abuso e estupro romantizado, e ria daquilo e logo depois quando o casal ficava junto eu nem lembrava mais desse 'detalhe'. Seria isso uma 'lavagem cerebral', pra que sempre vejamos coisas desse tipo como algo natural? Dói ter que problematizar meus tão amados yaois. De verdade. Mas você tá coberta de razão, eu não deveria amar tanto esse tipo de anime/mangá. Como lidar com esse dilema no qual a gente aprecia muito algo que tá claramente errado? Como você resolveu essa questão? Obrigada pelo texto e pela problematização super necessária. Não vou tirar meus adesivos de Love Stage da porta do guarda-roupa (ainda). Se puder me recomendar yaois (em português, de preferência) onde não somos obrigadas a lidar com esse machismo todo, agradeço. Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  6. Muito parabéns pelo texto bem escrito e explicadinho pra quem não entende. A reprodução de padrões heteronormativos, chegando até ao velho (e violento) clichê da romantização de abusos, é no mínimo tóxica e, ainda que isso não vá impedir ninguém de gostar de nada, é bom que se saiba com o que se está mexendo.

    Só fica um detalhe: o Omegaverse é bem mais diverso do que o Yaoi enquanto gênero. Sempre vai ter aquelas fics nojentas, mas muitas das fanfics mais duramente críticas em relação a papéis de gênero na sociedade que eu já li eram justamente omegaverse. Como disse lierdumoa (no tumblr): "50% é absolutamente problemático e reforça valores patriarcais e da cultura do estupro. Os outros 50% estão entre os comentários sociais mais inteligentes e subversivos sobre identidade de gênero, papéis de gênero e opressão contra queers".

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. É por esses motivos explicitados que eu não costumo assistir/ler obras de Yaoi original. Me apego a meus shipps de outros animes e sou mega criteriosa com fanfic. Já fiz parte de fórum de rpg e é trágico. Além da heteronormatizacao tem a banalização e aceitação do abuso inclusive de crianças! É complicado! Tô contigo e não abro! Yaoi é maravilhoso quando se faz com respeito, dignidade e bom senso.

    ResponderExcluir
  9. É por esses motivos explicitados que eu não costumo assistir/ler obras de Yaoi original. Me apego a meus shipps de outros animes e sou mega criteriosa com fanfic. Já fiz parte de fórum de rpg e é trágico. Além da heteronormatizacao tem a banalização e aceitação do abuso inclusive de crianças! É complicado! Tô contigo e não abro! Yaoi é maravilhoso quando se faz com respeito, dignidade e bom senso.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Gostaria de saber se tem alguma coisa que nós (otomes) possamos fazer. Porque, tipo, são produções de outros países, é difícil entrar em contato com os autores e dizer que eles estão fazendo um absurdo nas histórias. Tem alguma coisa que nós, aqui do ocidente, possamos fazer pra incentivar a criação de mangás e animes com historias de AMOR verdadeiamente, sem envolver um crime tão horrível como o estupro sendo romantizado; sem falar nos assédios (leia-se beijo "surpresa").

    ResponderExcluir
  11. Nunca assisti nenhum yaio por causa justamente dessa heteronormatividade chata japonesa, tentando forçar uma mulher na relação e ainda uma submissão, que é da cultura japonesa mesmo

    ResponderExcluir
  12. Ué mas no final do Love Stage o Izumi é seme do Ryouma kkkkkk não precisa tacar tanto o pau assim
    E o que importa é eles se amarem, a ordem foda-se.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você já li vários mangás e n acho necessariamente q o fofinho tem que ser uke, e tbm apoio o casal (Yuri x Victor), sendo o Yuri como seme acho que ele fica melhor assim.
    Sou nova no seu blog mas já virei sua fã.

    ResponderExcluir
  14. o omegaverse é estritamente relacionado à natureza, mas tem autores que levam pro lado social e sexista, perdurando o padrão heteronormativo nas histórias e isso me deixa muito puta, mas muito mesmo. Omegaverse não é relação de macho alfa e ômega afeminado frágil, não envolve gênero, alfas são só aqueles com >força física e alguns instintos< superiores ao resto da alcateia, o ômega tem o >próprio< papel e características, ômegas e betas são inferiores >fisicamente< aos alfas, não socialmente como na estrutura HUMANA

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei esse post e esse é o tipo de coisa que tem me incomodado, como alguém que consume Yaoi eu gostaria que não só isso mudasse, mas também a falta de personagens não padrões. É bem difícil encontrar Yaoi's com personagens negros, gordos, ou com algum tipo de deficiência, é meio chato ler uma obra e já saber exatamente o tipo de personalidade que vou encontrar só de olhar para aparência deles, sem contar o quão é problemático!
    A única coisa que eu senti falta nesse post é de recomendações de Yaoi's que fogem desse padrão heteronormativo, eu sei que não há muitos, mas justamente por isso que acho importante dá visibilidade para os que existem. Querendo ou não o fato de não haver muitos seja justamente porquê os que tem não são tão populares quanto os que seguem esse padrão, para mudar a maneiras que algo é representado em determinadas obras é essencial mudarmos a maneira em que consumimos ela.

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 Depósito da Rayflo - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -